O governador Cláudio Castro participou do encontro Reage, Rio!, na manhã desta sexta-feira (07/07), na sede do jornal O Globo, no Centro do Rio. A solenidade reuniu autoridades, políticos e sociedade civil com o intuito de debater os impactos da Reforma Tributária para o Rio de Janeiro. Cláudio Castro, que participou do primeiro painel, destacou os benefícios para o estado com o fim da guerra fiscal.
– As premissas abordadas no Congresso Nacional, de uma forma geral, são muito boas para o Rio de Janeiro. Como exemplo, podemos citar o princípio do destino que, de acordo com estudos da Secretaria Estadual de Fazenda, o nosso estado irá arrecadar cerca de R$ 6,5 bilhões por ano, em valores nominais. O Rio de Janeiro tem uma infraestrutura muito positiva para quem quer investir aqui – ressaltou.
O evento teve como mediadora a editora de economia do jornal O Globo, a jornalista Luciana Rodrigues e foi dividido em duas mesas de diálogos. A primeira rodada foi composta pelo governador; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; a advogada tributarista Luiza Lacerda e a consultora em governança corporativa Eduarda La Rocque e trouxe o tema “Como o estado precisa se preparar para o efeito da reforma em sua receita’. Já a segunda rodada, a temática foi ‘O impacto para o setor de serviços com a tributação aumentada após a reforma”.