Christino Áureo comemora criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra

Christino Áureo comemora criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra

O Rio de Janeiro ganhará em breve uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – área de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens. As empresas da ZPE têm que destinar, pelo menos, 80% da produção para o mercado externo, podendo comercializar os 20% restantes, desde que paguem impostos.

Nesta quarta-feira, 6, o Conselho Nacional das ZPEs aprovou a criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra. A ZPE depende agora da sanção presidencial e do decreto de criação, o que deve ocorrer ainda este ano.

Após a criação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará um edital para selecionar uma empresa privada para implantar e administrar a ZPE. Para o secretário estadual licenciado e deputado Christino Áureo, a aprovação foi uma grande conquista. Em Niterói, Christino destacou a importância da criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo (foto).

“A Zona Especial do Porto do Açu e de grande importância para todo Estado do Rio. Ela afetará a todos os municípios especialmente aos da Região Norte Fluminense.  Na secretaria de Desenvolvimento Econômico lutamos muito para essa conquista que acarretará na geração de inúmeros empregos e geração de novos negócios”, avaliou o deputado.

A área destinada à ZPE é formada por terrenos em posse da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e tem, no total, 185 hectares. A escolha da região se deve à sua proximidade com o porto do Açu, além de a área já dispor de infraestrutura (energia, saneamento etc). Já há uma empresa, de rochas ornamentais, interessada em se instalar na área.