Carregando...

Cabo Frio

Cercas ecológicas e plantio de mudas marcam a revitalização da Praia do Peró em Cabo Frio

A Praia do Peró, em Cabo Frio, passou por um processo de revitalização nesta semana, com foco na recuperação da vegetação nativa e na proteção das espécies que fazem parte do ecossistema local.

Para garantir a preservação das plantas, foram instalados novos mourões e cercas de corda de sisal — um material ecológico que não prejudica o ambiente. Esse cercamento visa proteger a vegetação do pisoteamento e de outros danos causados pela intervenção humana.

Alguns cercados já estavam no local, mas estavam danificados ou haviam sido removidos. Agora, estão sendo reinstalados como parte dos esforços contínuos para cuidar da praia. Além disso, também foram plantadas novas mudas de espécies nativas, como ipomeia, bromélias, mandacaru-da-praia, cactos e outras plantas típicas da restinga, ajudando na recuperação da área que estava degradada.

A ação é realizada pela equipe Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com o apoio da Comsercaf, que mantém monitoramento constante da praia para garantir a preservação do ecossistema, sempre em conformidade com os critérios exigidos pela Bandeira Azul. O próximo passo será a instalação das placas de sinalização.

Este trabalho acontece justamente no momento em que a Praia do Peró recebe visitantes de diversas partes do país, durante o XVIII Workshop Nacional Bandeira Azul, que discute boas práticas e estratégias para a preservação ambiental nas praias certificadas. Cabo Frio é a cidade anfitriã pela segunda vez e, nesta edição, o evento também celebra os 20 anos do programa no Brasil.

A programação completa do evento está disponível neste link:

https://bandeiraazul.org.br/evento-workshop-nacional-2025

https://bandeiraazul.org.br/evento-workshop-nacional-2025

Deixe um comentário