Uma ligação irregular de água foi identificada pela Polícia Militar e a BRK nesta sexta-feira (8) em um centro comercial na Praia dos Cavaleiros. Com o flagrante, o estabelecimento foi notificado e pode receber uma multa de aproximadamente R$ 80 mil. Esse desvio irregular é crime e consta no código penal, mais precisamente no artigo 155.
A ação contou também com a Cedae, que é a responsável pelo abastecimento de água no município. Já a BRK é encarregada da coleta e tratamento de esgoto na cidade. O que acabou chamando a atenção das autoridades foi uma intervenção irregular na rede de abastecimento em frente ao imóvel notificado.
“Intensificamos o trabalho de fiscalização pois temos um compromisso com a saúde da população e com a legalidade. O ‘gato de água’, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, eleva o índice de perdas do sistema, reduz a pressão na rede, pode causar contaminação da água, impactando a eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo.”, pontuou o gerente Comercial da BRK em Macaé, Flávio Galindo. Cabe ressaltar que a ligação foi imediatamente desfeita.
A fiscalização é realizada periodicamente pela BRK e caso a fraude seja encontrada, a polícia é acionada. A população também pode contribuir denunciando de forma anônima atitudes suspeitas. Basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento por meio do call center, pelo telefone 0800 771 0001 ou pelo WhatsApp, no número (11) 99988-0001.