Carregando...

Macaé

Celebrações de 7 de Setembro movimentam Avenida Elias Agostinho, em Macaé

Os detalhes para a celebração dos 203 anos de Independência do Brasil e o tradicional desfile de 7 de setembro já estão sendo discutidos em Macaé. Uma reunião realizada nas instalações da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola ) – Forte Marechal Hermes contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde.

O encontro serviu para definir os últimos preparativos para o tradicional desfile, que será realizado na Avenida Elia Agostinho, na Imbetiba. A concentração será às 8h30 com o início previsto para às 9h30.

Como já é de conhecimento público, o desfile tem como objetivo central celebrar a Independência do Brasil, além de promover nacionalismo, civismo e cidadania. O evento também serve como uma demonstração da força do Estado e da união entre as forças armadas e a sociedade civil, além de realçar conquistas em diferentes áreas, como saúde e desenvolvimento.

A cerimônia de revista à tropa será às 9h20 e contará com a presença de autoridades locais como o capitão da artilharia do Forte Marechal Hermes, Bruno Trentini Lopes Ribeiro. Este ano, entre os grupos que participam do desfile estão: Capitania dos Portos; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Guarda Ambiental; Defesa Civil; Grupamento de Escoteiros; e Corporações Musicais de escolas da rede pública municipal de ensino (Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, Escola Municipal Olga Benário Prestes, Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão), além do Colégio Estadual Luiz Reid e Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.

A 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Forte Marechal Hermes é a única organização militar do Exército Brasileiro em Macaé. Localizada de forma estratégica no litoral da cidade, ela zela pelos ideais militares de serviço à pátria e vem perpetuando as tradições da poderosa Artilharia, atuando como sua guardiã.

Sua herança histórica na região remonta à edificação, em 1613, de uma fortificação precursora, o Forte Santo Antônio do Monte Frio. Esta estrutura tinha como propósito primordial proteger uma aldeia estabelecida pelo então governador Gaspar de Souza, nas proximidades da foz do Rio Macaé. A Bateria Marechal Hermes foi, por sua vez, estabelecida em 1910.

Deixe um comentário