Casimiro de Abreu foi um dos três municípios do Brasil, sendo o único do Estado do Rio, entre os selecionados pelo Edital Cidade+ para colocar em prática um programa de coleta seletiva sustentável. Ao todo, foram mais de 600 cidades inscritas em todo o país.
A divulgação dos finalistas aconteceu na última segunda-feira, 10. O prefeito de Casimiro, Paulo Dames (PSB), destacou as belezas naturais do município e sua forte vocação turística como pontos que ajudaram na escolha para o programa.
“Casimiro é uma cidade com qualidade de vida. Abençoada por suas belezas naturais que queremos preservar. A coleta seletiva vem somar com a vocação natural da nossa cidade”, ressaltou.
Além da importância da redução do impacto do lixo, Dames destacou o ganho social e econômico da reciclagem. “A coleta do lixo domiciliar já é feita diariamente em toda a cidade. Esses resíduos seguem para a área de transbordo, na localidade do Ribeirão, onde temos o projeto de transformar em uma Central de Triagem. Nossa proposta é aperfeiçoar ainda mais o gerenciamento do nosso resíduo, gerando emprego e renda para muitas famílias”, disse.
Além de Casimiro, foram selecionadas Mairinque (SP) e Naviraí (MS). Os vencedores vão receber consultoria técnica gratuita para o desenvolvimento do plano de reciclagem e coleta seletiva.