Cabo Frio será um dos municípios contemplados com a nova edição do programa RJ + Casamentos, que oferece o registro civil gratuito a casais em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece na próxima terça-feira (2), no Ginásio João Augusto Teixeira e Silva, localizado em Unamar, segundo distrito da cidade. A cerimônia oficial para os casais habilitados está prevista para ocorrer em setembro, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado.
O programa é direcionado exclusivamente a casais que estão devidamente cadastrados no CadÚnico e atendem aos critérios estabelecidos pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Ao todo, 100 casais das cidades de Cabo Frio, Rio das Ostras e Maricá serão contemplados nesta edição itinerante do projeto, que busca ampliar o acesso ao direito civil básico: o casamento legalmente reconhecido.
Durante o atendimento, os participantes não apenas formalizam a união, mas também têm acesso a uma série de serviços essenciais e gratuitos, como emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito.
As inscrições devem ser feitas presencialmente, durante as ações do programa RJ para Todos. Para garantir a vaga, é necessário apresentar certidão de nascimento atualizada (emitida há no máximo seis meses), CPF, documento oficial com foto, comprovante de residência e de inscrição ativa no CadÚnico.
Antes de chegar a Cabo Frio, a edição do programa passará por Rio das Ostras, onde será realizada na segunda-feira (1º), na Primeira Igreja Batista Cidade Praiana (Travessa Belém Três, nº 150). Em Maricá, a ação também ocorre na terça-feira (2), no Condomínio Carlos Alberto Soares (Minha Casa Minha Vida), localizado no Bosque Fundo.
Com uma proposta voltada à inclusão e à cidadania, o RJ + Casamentos transforma vidas ao permitir que casais regularizem sua união com dignidade e sem custos — uma etapa fundamental para garantir direitos civis, estabilidade jurídica e reconhecimento social. Cabo Frio, mais uma vez, integra uma ação que une afeto, cidadania e políticas públicas.