Carukango será apresentado em Farol e no Centro de Campos com entrada livre

Carukango será apresentado em Farol e no Centro de Campos com entrada livre

Campos irá receber neste final de semana o espetáculo Carukango. Nos dias 19 e 20, serão realizadas sessões gratuitas na Casa de Cultura Félix da Silva, em Farol de São Tomé, e no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro da Cidade. A peça busca valorizar a memória do líder quilombola e também enaltecer as manifestações afro-brasileiras.

O espetáculo tem também o objetivo de promover a reflexão e reconhecimento sobre a contribuição da cultura negra na formação do país. Nesta sexta-feira (19), às 15h, a apresentação será realizada na Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, em Farol de São Tomé. A entrada é livre, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

E no sábado (20), o espetáculo será encenado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro, em duas sessões gratuitas, às 19h e 20h30. Para estas apresentações, os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Mega Bilheteria – https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230714142154

O espetáculo foi construído a partir de pesquisas sobre o candomblé ketu-nagô, cantos vissungos e manifestações populares. A narrativa conta a trajetória de Carukango, um personagem histórico da região serrana de Macaé, lembrando por sua resistência contra a escravidão.

A peça contará com realização do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), que tem como um dos objetivos promover um importante espaço de visibilidade para o artista negro e a cultura afro-brasileira.

“Carukango já passou por várias cidades do Estado com sessões gratuitas e acessíveis, contando com intérprete de Libras, reafirmando o compromisso do NEC com a democratização do acesso à cultura”, conta Yuri Negreiros, autor e diretor do espetáculo.

As apresentações contarão com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade ao público.

OFICINAS GRATUITAS – Além das apresentações, no dia 20 de setembro, o Teatro Procópio Ferreira também sediará duas oficinas gratuitas. Às 14h, “Oficina de Práticas Teatrais”, com o autor e diretor de Carukango, Yuri Negreiros, e às 16h, “Toques de Candomblé Ketu”, com o Ogã Alagbê Marcelo Rodrigues. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @nec_teatro.

O projeto é patrocinado pelo edital “Ninguém Mata o Arco-Íris – Para Fomento à Execução de Ações Culturais” (Edital de Chamamento Público nº 02/2025), da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).