Conhecida como Carnaval da Alegria, a folia em Macaé recebeu, na noite desse sábado, 1 de março, o Bloco Sargento Pimenta, que encantou o público que lotou o palco montado na Praia dos Cavaleiros para curtir o Carnaval ao som de The Beatles.
Não, você não leu errado. É que a temática do bloco carioca, batizado em homenagem ao disco “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o 8ª da icônica banda de rock inglesa, é justamente apresentar canções dos Beatles em versões em samba, maracatu, marchinha e muito mais.
Na noite desse sábado, a banda fez o público cantar e dançar com versões de “A Hard Day’s Night” como funk, “All My Loving” com ritmo de marchinha, “I Wanna Hold Your Hand” em samba, além de “Anunciação”, de Alceu Valença.
De acordo com a prefeitura, a apresentação do bloco foi um encontro de gerações através das músicas de Beatles, marchinhas e funks, a exemplo, do “Rap da Felicidade”, de Cidinho e Doca, que explodiu nas paradas de sucesso do Rio no final dos anos 1990.
Um dos momentos mais emocionantes foi o pedido de bis da plateia, que logo foi atendido pelo grupo ao retornar ao palco e encerrar a apresentação com a canção “Hey Jude”, lançada pelos Beatles em 1968, e que, até hoje, bate forte no coração do público.
A festa tomou conta da areia, e do espaço próximo ao palco, na área reservada aos idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, onde foram registrados muita dança, aplausos, assobios, abraços, selfies e satisfação de macaenses e visitantes.
“O Carnaval de Macaé superou todas as minhas expectativas. Estou admirada, quero estar aqui novamente em 2026”, afirmou Estefani Rangel.
Moradora de Campos dos Goytacazes, Estefani aproveitou a folia acompanhada da avó, Lúcia, de 78 anos, que recebeu apoio da equipe da Coordenadoria do Programa da Melhor Idade, que contou com ações de suporte aos idosos, como oferecimento de água, entre outros.
“O astral da melhor idade e a ampla programação do carnaval estão caminhando juntos; Nosso objetivo é continuar com todo carinho e apoio à melhor idade no Carnaval da Alegria”, explicou a coordenadora Magali Oliveira.
Também presente ao evento, o secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson, confirmou que a programação segue o cronograma planejado, conforme anunciado em entrevista coletiva concedida no último 19 de fevereiro.
“A organização foi detalhada para receber a todos da melhor forma. No Posto de Informações Turísticas (PIT), contamos com a atuação da campanha ‘Esse problema também é meu’, lançado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, com distribuição de material informativo como panfletos, leques, cartazes, adesivos, mensagens em banners e bonés. Além disso, em uma tenda ao lado, equipe da Secretaria de Saúde está com kits com preservativos, gel lubrificante e materiais informativos para entrega”, ressaltou Léo Anderson.
Enquanto a festa na orla foi sob a batuta do Sargento Pimenta, no Centro, a folia ficou por conta da passarela do samba na Rua Dr. Télio Barreto, com as apresentações de Bois Pintadinhos Carnaval da Alegria, Bateria Amigos do Samba e Bateria Macaé Show, que entusiasmaram os foliões.
“Macaé tem resgatado o popular Carnaval de rua ganhando reconhecimento de realizar uma a festa para toda família. Como destaque, estavam sambistas de todas as idades nos bois pintadinhos, que desfilaram representando diversos bairros”, contou a prefeitura, lembrando que, na serra, também teve programação, com Batukada Brasil e Luan Nascimento, no Glicério; Banda Lyra dos Conspiradores e Grupo Biguá no Sana; e Xandão Tavares e Batukada Brasil na Bicuda Pequena.