O Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras realizou, na última quarta-feira, 19, sua 9ª assembleia extraordinária, que contou com a presença do prefeito Carlos Augusto (PL) e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC).
Com a presença de representantes da sociedade civil organizada, e das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e de Educação, além da Guarda Municipal, o evento discutiu o planejamento estratégico e os desafios do setor na cidade.
“Falamos aqui sobre diversos assuntos, sobre o festival de jazz, o qual a gente faz parte da produção. Muito feliz em fazer parte aqui desse Conselho, que busca cada vez mais trazer melhorias e incrementar o turismo na nossa cidade. Muita coisa boa saindo desse grupo aqui, dessa força de trabalho que está muito empenhada em fazer o município se desenvolver cada vez mais”, contou o empresário e produtor musical, Paulo Moreira.
Durante a assembleia, o Conselho apresentou também um relatório de propostas estruturado em 6 eixos principais, governança, investimentos no turismo local, melhorias na infraestrutura e serviços, diversificação da oferta turística, estratégias de marketing e fortalecimento do próprio conselho.
Entre as propostas estão a presença de um representante da Câmara nas reuniões, a criação do Fundo Municipal de Turismo, a elaboração do Plano Diretor de Turismo, a escolha de um novo espaço para eventos, e a valorização da identidade turística da cidade.
“Falamos de coisas que fazem a diferença: um Fundo Municipal de Turismo, um Plano Diretor bem estruturado e ações que respeitam a identidade de Rio das Ostras. Tudo pensado para que moradores e visitantes aproveitem o melhor da nossa terra. Turismo forte é cidade forte. E com união, vamos tirar essas ideias do papel e fazer acontecer”, publicou Carlos Augusto nas redes sociais.
Presidente do Núcleo Gourmet Rio das Ostras, o empresário Allan Barros, que também participou do encontro, falou sobre a importância da presença do prefeito Carlos Augusto nos debates e nas propostas de soluções para o setor.
“É muito importante a presença do prefeito nessas reuniões para que a gente consiga, com o associativismo, ter esse contato para que a gente não faça só turismo nas datas comemorativas, e também a gente consiga fazer turismo nessa baixa temporada que a gente acaba enfrentando aqui na nossa região. E além disso, também a gente tem aqui Cantagalo também como roteiro rural, que foi muito discutido nessa reunião de hoje, e economicamente falando, para o nosso município, isso é maravilhoso, afinal de contas, não é só de petróleo que a gente vive, a gente também vive do turismo”, apontou Allan Barros.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, que também é empresário do setor gastronômico da cidade, foi outro que ressaltou a importância da participação do prefeito, lembrando o compromisso assumido ainda durante a campanha.
“O prefeito Carlos Augusto, que se comprometeu desde o começo do mandato, a estar presente, escutar as demandas da sociedade civil organizada e da gestão, propôs soluções, e a gente tem certeza de que a gente está no caminho certo. Escutamos também as demandas do setor de artesanato, nos colocamos também à disposição para contribuir e desenvolver esse setor tão importante para a economia da cidade”, afirmou Rodrigo Peleteiro.