Carregando...

Estado

Campos, Macaé e Itaperuna têm quase 300 vagas em cursos para o mercado de petróleo e gás

Responsável por mais de 80% da produção de petróleo do país, o estado do Rio tem potencial de geração de 3 mil postos de trabalhos diretos e 6 mil indiretos, a partir da entrada em operação de 10 novos sistemas de produção e exploração de óleo e gás até 2024 – e Macaé, que acumula saldos positivos consecutivos de emprego há dois anos, pode ser uma das grandes beneficiadas. Por isso, as unidades da Firjan SENAI de Campos, Macaé e Itaperuna estão com 275 vagas abertas em cursos de capacitação e qualificação voltados para este mercado.

“Macaé vem nos dando provas consecutivas de que a revitalização da Bacia de Campos já é uma realidade, e que ainda teremos bons anos pela frente que vão se somar às dezenas de projetos de energia renovável. Mas um dos gargalos do mercado de óleo e gás é a qualificação profissional, e a Firjan SENAI está preparada para atender a essa demanda crescente, que só vem a beneficiar a região e as famílias que dependem desse mercado”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Os cursos oferecidos pela Firjan SENAI são para atuar na cadeia de valor de óleo e gás – upstream, midstream e downstream – e no encadeamento produtivo desse mercado. As áreas contempladas são as de Logística e Metalmecânica em Mecânica, Metalurgia e Soldagem. Na Firjan SENAI Macaé, são 186 vagas para Medição Industrial, Operação de Empilhadeiras, Pintor Industrial, Sistemas pneumáticos e hidráulicos, Almoxarife e Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G; na Firjan SENAI Campos, há 65 vagas para Pintor Industrial; e na Firjan SENAI Itaperuna, são 24 vagas para Assistente de Logística.

“Para o profissional que deseja se capacitar nesse mercado, o primeiro passo é procurar a área de formação que pretende atuar. O mercado exige uma qualificação e uma linguagem técnica bastante forte e, por isso, é importante sempre estar atualizado com as demandas do segmento”, destaca o gerente de Projetos de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Thiago Valejo.

Os cursos têm início previsto entre outubro e dezembro deste ano. Mais informações e inscrições em http://www.firjansenai.com.br/cursos.