Carregando...

Cabo Frio

Campanha Julho Amarelo reforça prevenção das hepatites virais em Cabo Frio

A campanha “Julho Amarelo”, voltada à prevenção e combate das hepatites virais, chegou ao fim com resultados expressivos em Cabo Frio. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mobilizações em diferentes unidades, com foco em testagens rápidas e rodas de conversa sobre os riscos e formas de prevenção da doença.

Na última terça-feira (29), o Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão foi o destaque da programação, com um dia inteiro dedicado à orientação da população, das 9h às 15h, na sala da Saúde Coletiva da unidade.

Ao longo da ação, foram registrados mais de 30 atendimentos com realização de testes rápidos para hepatites B e C, além de exames para sífilis e HIV. O mutirão também resultou em dez encaminhamentos para vacinação contra a hepatite B e dois casos com resultado positivo para sífilis, direcionados para exames laboratoriais.

A equipe responsável pela triagem foi composta por dois médicos e profissionais de enfermagem, designados exclusivamente para a iniciativa.

“Foi uma ação muito produtiva, com atendimentos ágeis e encaminhamentos importantes para a prevenção e tratamento. Os testes rápidos duram cerca de 15 minutos, entre coleta e resultado, e estão disponíveis gratuitamente, o ano inteiro, em todas as unidades do município”, afirmou Sandra Rabelo, secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

As hepatites virais são provocadas por vírus dos tipos A, B, C e D — este último com maior incidência na região Norte. De evolução silenciosa, a infecção atinge o fígado, podendo causar desde alterações leves até quadros mais severos. Entre os sinais clínicos em estágios avançados estão fadiga, náusea, desconforto abdominal, olhos e pele amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas.

A testagem rápida é essencial para a detecção precoce da doença, o que aumenta significativamente as chances de cura. A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as UBS de Cabo Frio. Para hepatite C, embora ainda não haja imunizante, o tratamento pelo SUS oferece taxa de cura superior a 95%.