Cadastro PCD volta ao ar com nova estrutura no site oficial da Prefeitura de Cabo Frio

Cadastro PCD volta ao ar com nova estrutura no site oficial da Prefeitura de Cabo Frio

O sistema online do Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência está novamente em operação. A ferramenta, mantida pela Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, passou por atualização e pode ser acessada pelo site da Prefeitura de Cabo Frio, no endereço (https://cadastropcd.cabofrio.rj.gov.br/).

O objetivo principal é centralizar informações da população com deficiência para garantir o acesso aos direitos e permitir o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. A base de dados, construída com tecnologia de Business Intelligence (BI), compila informações censitárias e registros nas áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, entre outros setores.

“Desde o começo de 2025, já vínhamos alimentando o sistema com dados das unidades do Cras e da Secretaria Adjunta. Agora, com o relançamento da página, conseguimos ampliar ainda mais o alcance do cadastro”, afirma o superintendente Anderson Macleyves.

Além de subsidiar a formulação de políticas públicas, o cadastro se apresenta como uma fonte importante para pesquisadores e técnicos que atuam na temática da inclusão, servindo também como instrumento de análise do cumprimento dos direitos garantidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

Contexto histórico – O Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CADI-PCD) foi criado em março de 2020, resultado de uma articulação entre a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e outros setores da gestão municipal. A proposta desde o início foi padronizar informações e viabilizar ações mais assertivas para a população PCD.