A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na última terça-feira (29) o primeiro Encontro de Gestores de Cultura da Baixada Litorânea. O evento reuniu secretários e representantes culturais de oito municípios da região, além de contar com a presença do assessor-chefe de Cultura e Sociedade, Thiago Sales, que representou a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Com foco na construção de estratégias conjuntas, o encontro teve como meta consolidar uma rede de colaboração entre os gestores municipais de cultura, fomentar parcerias institucionais e alinhar diretrizes para políticas públicas mais coesas e eficientes.
Representando o Governo do Estado, Thiago Sales destacou o papel central do encontro na estruturação das políticas locais:
“Esse é um espaço voltado para o debate sobre os desafios e caminhos possíveis para a cultura na região, com destaque para o suporte técnico necessário à implantação dos Sistemas Municipais de Cultura — os chamados CPFs da Cultura: Conselho, Plano e Fundo”, explicou.
Carlos Ernesto Lopes, secretário de Cultura de Cabo Frio e presidente da Mesa Diretora de Cultura da Baixada Litorânea, reforçou os objetivos estratégicos da reunião:
“A proposta é incentivar a troca de experiências bem-sucedidas, definir caminhos para o fortalecimento dos CPFs da Cultura, ampliar o acesso a recursos e construir de forma conjunta um plano de desenvolvimento cultural para toda a região”, afirmou Carlão.
Já Maria de Fátima Pereira Canêjo Francisco, presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu e primeira secretária da Mesa Diretora, sublinhou a importância do encontro para o fortalecimento da cultura no interior fluminense:
“Esse é um momento simbólico e estratégico. A Mesa Diretora terá a missão de criar ferramentas que garantam a consolidação dos CPFs da Cultura nas cidades da Baixada Litorânea e ampliar o legado de formação e intercâmbio entre os gestores”, destacou.
A Baixada Litorânea é composta pelos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.
Foto: Mari Ricci/SECOM