O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), anunciou em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (26), a antecipação em 12 dias do pagamento dos salários dos servidores públicos. O comunicado veio acompanhado de um alerta: o município enfrentará redução nas receitas de royalties do petróleo no próximo trimestre.
Para enfrentar o cenário, o chefe do Executivo informou ter adotado medidas de ajuste, como a redução de secretarias, cortes em cargos comissionados e o contingenciamento de 20% dos contratos firmados pela cidade. Também será aberto processo seletivo em todas as secretarias, especialmente na saúde, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir a ingerência política.
Segundo o prefeito, o dimensionamento de funcionários nas unidades de saúde seguirá normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), buscando evitar o inchaço da máquina pública. “Estamos preparados para enfrentar a queda de receita com responsabilidade e sem deixar de cumprir nossos compromissos”, frisou Dr. Serginho.
O prefeito reforçou ainda que a prioridade da atual gestão é manter os pagamentos em dia e garantir o crescimento da cidade, mesmo diante das dificuldades financeiras previstas para os próximos meses.
Em tempo – A previsão de queda nos repasses dos royalties para Cabo Frio e outros municipios da região se refere a um período de três meses, correspondendo às cotas de outubro, novembro e dezembro de 2025, em função da paralisação do FPSO Peregrino na Bacia de Campos, anunciada pela ANP. A paralisação deve durar cerca de dois meses, com impacto direto nas receitas da Prefeitura.