Empresa do Grupo Águas do Brasil, a concessionária Rio+Saneamento intensificou as ações em Rio das Ostras nesse mês de julho com objetivo de resolver os antigos problemas da falta d’água vividos pelos moradores.
No último dia 8, a empresa inaugurou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Dourado, unidade que integra o abastecimento do município e que foi ampliada visando garantir maior capacidade de abastecimento em Rio das Ostras.
Na ocasião, a cerimônia contou com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), do diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche, e do presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto, além de representantes do Executivo e do Legislativo municipais.
“As grandes obras no município, em sua maioria, já foram realizadas, e agora a concessionária atua no microssistema de abastecimento e distribuição de água para levar um futuro com mais dignidade e qualidade de vida à comunidade local”, afirmou a empresa.
Durante as ações no Âncora, as equipes das áreas de Operação, Perdas, Engenharia e Sustentabilidade seguem percorrendo as ruas do bairro e realizando serviços, como as ações do Água de Valor, programa do Grupo Águas do Brasil que atua na prevenção e combate a perdas reais e aparentes nos sistemas de distribuição.
De acordo com a concessionária, cerca de 100 colaboradores desse programa atuam em um dos bairros mais populosos da cidade, com o objetivo de levar água ao Âncora, que possui aproximadamente 7 mil imóveis.
Superintendente de Prevenção e Combate a Perdas da Rio+Saneamento, Anderson Rocha explica que as ações contam com atualização cadastral, instalação e substituição de hidrômetros, conserto de vazamentos, padronização de ligação de água, extensão de novas redes, entre outros serviços, que seguirão durante esse 2º semestre.
Segundo a Rio+Saneamento, durante as primeiras semanas de julho, foram realizadas sondagens para identificar os tipos de tubulações existentes no local, verificando se as estruturas estão em perfeitas condições, e as setorizações, que permitem maior eficiência na distribuição de água.
“Após a ampliação da ETA Rio Dourado, que abastece o município, essas ações são necessárias para melhorar a disponibilidade de água para abastecimento da população”, explica a concessionária, que também promoveu reuniões com a Associação de Moradores do Âncora, realizando panfletagem com detalhes das ações e com o início do recadastramento e cadastramento de novos clientes.
“Neste processo, ainda serão instalados equipamentos para monitoramento e controle do volume e da pressão da água disponibilizada no bairro, de forma a estabilizar o abastecimento e melhorar o serviço prestado à população”, completou Anderson Rocha.
Ainda segundo a Rio+Saneamento, além das ações, o Âncora passou a contar também com um posto avançado de atendimento na Associação de Moradores, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Na unidade, serão prestados serviços como esclarecimentos de dúvidas sobre cadastramento, tarifa social e sobre os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.
“Será um momento histórico para toda a cidade. É muito bom quando a gente leva saneamento e qualidade de vida para todas as pessoas, mas quando isso chega a locais carentes, que esperam água por muitos anos, um bem tão essencial no dia a dia, é ainda mais gratificante para todos nós”, completou o gerente comercial da Rio+, Daniel Quintanilha, anunciando que o bairro também terá ações de atendimentos itinerantes.