Carregando...

Rio das Ostras

Bacias de detenção recebem ações de manutenção e reparo em Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, nessa semana, mais uma ação visando a prevenção de alagamentos na cidade, com a manutenção das bombas dos chamados “piscinões” da Rua Goiás e da Avenida Pacífico Jardim.

As ações foram realizadas pela autarquia Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE), nas bacias de detenção, nome original dos “piscinões”, que são estruturas para conter grandes volumes de água de chuva de maneira temporária, minimizando o risco de alagamentos.

“As manutenções são imprescindíveis para manter o bom funcionamento da unidade, visando garantir a segurança e a qualidade de vida a população das localidades ao redor, principalmente Cidade Beira Mar e Cidade Praiana e adjacências”, justificou a prefeitura.

A recuperação dos equipamentos vem sendo uma preocupação do governo desde o início da gestão, quando o prefeito Carlos Augusto (PL) chegou a relatar o sucateamento dos “piscinões”, que estavam com falta de manutenção e diversas bombas inutilizadas.

Além dos serviços constantes de manutenção, que acontecem desde fevereiro, os locais também já receberam uma ação de limpeza, em março, em parceria com o Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual de Ambiente (Inea).

“Esse serviço não era feito há muito tempo, comprometendo em até 70% a operação das unidades e agravando os alagamentos, especialmente nas localidades de Cidade Praiana e Cidade Beira Mar”, relatou a prefeitura, na época.

Nessa semana, o município voltou a ressaltar a importância dos equipamentos, que operam todos os dias, com monitoramento 24 horas por dia, graças às ações constantes de manutenção promovidas pelo SAAE.

“O prefeito Carlos Augusto tem solicitado que possamos trabalhar sempre de forma preventiva para garantir maior eficiência na operação das unidades, reduzindo cada vez mais os alagamentos na cidade, independente de estarmos no período de fortes chuvas ou não. A orientação é operar e cuidar com o maior zelo e atenção possível”, garantiu o presidente do SAAE, Maycon Prata.

Deixe um comentário