Autoridades debatem novas medidas para preservação da Laguna de Araruama

Autoridades debatem novas medidas para preservação da Laguna de Araruama

Arraial do Cabo já conta com projetos estruturantes em andamento para a proteção da Laguna de Araruama. Um dos destaques é a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com nível terciário, que está em fase de licenciamento. Além disso, segue em andamento o processo de transferência do efluente tratado da ETE de Monte Alto para a nova unidade, compromisso que já está sendo viabilizado.

Apesar do avanço desses projetos, a prioridade da reunião realizada nesta segunda-feira (31), na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), foi discutir obras emergenciais nos municípios mais afetados. O encontro reuniu o secretário estadual do Ambiente, Bernardo Rossi, prefeitos da região, representantes das cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, além do secretário do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira. Também estiveram presentes a concessionária Prolagos e a agência reguladora Agenersa.

Entre as medidas debatidas, destacam-se a implementação de sete novos pontos do cinturão de proteção em São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba e a dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Durante o encontro, foi reforçada a importância da colaboração entre os municípios para garantir avanços na preservação da laguna.

A expectativa é que as obras tenham início nos próximos meses, com um cronograma previsto para três anos de execução.