O resultado da análise da água da Lagoa do Meio, localizada entre Cabo Frio e Arraial do Cabo, revelou que a balneabilidade é positiva e que a qualidade da água está dentro dos padrões exigidos, conforme relatório entregue pela concessionária Prolagos à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio.
A amostra foi recolhida em fevereiro, após queixas de moradores do bairro Foguete, que relataram reações cutâneas após o contato com a água da lagoa. Embora o laudo não tenha mostrado risco para a saúde dos banhistas, a Secretaria optou por intensificar o monitoramento como precaução.
Uma nova amostra foi solicitada ao Instituto de Pesquisa Oceanográfica Almirante Paulo Moreira, com apoio da especialista Maria Helena Baeta Neves, para um exame mais detalhado de bactérias e outros possíveis poluentes. A ideia é definir um cronograma de coletas mensais em colaboração com a concessionária, garantindo a vigilância constante da qualidade da água em um ambiente amplamente utilizado por esportistas e residentes da área.
Além disso, a Praia do Foguete será proposta para adesão ao Programa Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental de praias e marinas ao redor do mundo.