Alunos de diversos cursos da UFRJ exploram geologia local em atividade no Forte de Cabo Frio

Alunos de diversos cursos da UFRJ exploram geologia local em atividade no Forte de Cabo Frio

O entorno do Forte São Matheus, patrimônio histórico de Cabo Frio, recebeu nesta quarta-feira (11) a visita de alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do campus do Museu Nacional.

A turma foi composta por alunos dos cursos de geologia, geografia, biologia, arqueologia e museologia. Levando os conhecimentos técnicos aprendidos na universidade, os alunos fizeram uma aula de campo, conhecendo as especificidades geológicas do entorno do Forte e da Praia do Forte.

“É super importante que o pessoal dos cursos esteja presente, principalmente do mestrado em Patrimônio Geológico, para essa aula in loco. Nós temos alunos de diversas áreas, não apenas da geologia. Para muitos deles esse é o primeiro contato com a geologia de forma prática. Primeiro eles tiveram um semestre de aulas discutindo os processos e agora vieram aplicar tudo que aprenderam em sala de aula”, disse Eliane Guedes, professora do Museu Nacional da UFRJ.

De acordo com o Departamento de Geologia e Paleontologia da UFRJ – Museu Nacional, a atividade de campo das disciplinas de Introdução aos Processos Geológicos e Geologia básica têm como objetivo exemplificar na prática conceitos apresentados durante as aulas teóricas do curso. Processos geológicos de transporte e sedimentação, alterações intempéricas e seus efeitos nas rochas, identificação de estruturas ígneas (diversas gerações de diques) e metamórficas (foliação, dobras,fraturas e falhas) puderam ser observados ao longo do percurso proposto em Cabo Frio e em outras cidades da região que o grupo pôde visitar.