O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, participou nesta segunda-feira (27), de uma reunião com mais de 40 prefeitos de diversos municípios para discutir a precária prestação de serviços da Enel, concessionária de distribuição de energia que atende a população de diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro. A reunião foi realizada no Theatro Municipal de Niterói.
A reunião foi motivada por recentes problemas na prestação de serviços, culminando na falta de energia prolongada após um forte temporal no dia 18 de novembro. Várias cidades do Estado, incluindo Búzios, ficaram sem energia elétrica.
O grupo destacou a importância de um comprometimento mais sólido por parte da Enel na manutenção e rápida restauração dos serviços essenciais de energia elétrica, além de uma colaboração mais efetiva entre a concessionária e os municípios, a fim de evitar futuros transtornos.
Na ocasião, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, disse que é preciso tomar uma posição, apesar de a concessão e fiscalização serem federais, porém tem que ter uma solução o mais rápido possível: “Eu me preocupo. Búzios é uma cidade turística, esperamos o verão o ano inteiro, ficar um dia sem energia, criará um caos para a população, para geração de empregos, para o comércio, meios de hospedagem, turistas e afins. O município tem tido problemas com a Enel desde o início da minha gestão, várias solicitações de retiradas de postes do meio das ruas, fiação caída dos postes, poda de árvores, entre outras. Em todas foi preciso entrar com ação judicial para conseguir êxito. Foi bom percebemos o quanto a empresa tem prestado um desserviço para a população em geral, não é só para o nosso município, infelizmente”.
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, acrescentou que o município e toda a região estão prejudicados com os serviços de péssima qualidade da empresa. Inclusive, Iguaba tem escolas que estão com ar condicionados instalados sem poder funcionar. São mais de mil alunos no calor. Também está prejudicando o fornecimento de água da adutora de Juturnaíba. Este encontro foi bastante proveitoso e, partir dele vêm medidas duras contra a Enel para a solução desse problema. No verão, na alta temporada, Iguaba dobra a população e Búzios quadruplica.
No encontro ficou acertado que será movida uma ação civil pública, assinada por mais de 66 prefeitos. Os Procuradores de cada município, irão interagir para acatar as orientações legais de cada cidade participante da ação.