Ação da prefeitura acha novas ligações irregulares em galerias de águas pluviais em Rio das Ostras

Ação da prefeitura acha novas ligações irregulares em galerias de águas pluviais em Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras segue trabalhando para combater as ligações clandestinas de esgoto na cidade, com mais uma ação de fiscalização realizada nessa terça-feira, 20, em toda a extensão da Avenida Euclides da Cunha, na Enseada das Gaivotas.

A ação foi realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e contou ainda com a orientações aos moradores, visando a conscientização quanto aos riscos do esgoto clandestino para o meio ambiente e para a saúde pública.

Durante a ação, os técnicos do SAAE conversaram com os moradores e visitaram residências e condomínios, orientando quanto à correta manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário e a importância das ligações corretas à rede.

Os esforços da equipe serviram para identificar ligações irregulares em galerias de águas pluviais na via, com os responsáveis sendo autuados, embora o número de irregularidades não tenha sido divulgado pela prefeitura.

Segundo o presidente do SAAE, Maycon Prata, o órgão seguirá promovendo ações de fiscalização com um cronograma permanente de vistorias, com foco na orientação dos moradores e eliminação do despejo irregular de esgoto.

Ainda de acordo com a prefeitura, desde o início da operação, em janeiro desse ano, as equipes já fiscalizaram mais de 22 quilômetros (km) de redes de esgoto, além poços de visita e caixas de passagem, em ruas da Cidade Praiana e da Cidade Beira Mar.

“Esse trabalho é essencial para minimizar os impactos das chuvas, melhorar o escoamento das águas pluviais, além de livrar os corpos hídricos, como praias, rios e canais, da poluição”, ressaltou o município.

Para colaborar com a cidade, os moradores também podem denunciar ligações clandestinas de esgoto através do telefone do SAAE, com ligações para o número (22) 2771-6422, que funciona das 8h às 17h.