O ano de 2018 promete ser o da retomada do desenvolvimento na Bacia de Campos. É o que reafirmou em Macaé na manhã desta terça-feira, 12, o presidente da Petrobras, Pedro Parente.
O executivo da estatal esteve reunido com o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), e voltou a dizer que a retomada da produção dos chamados campos maduros, além do pré-sal na região, bem como o compromisso da Petrobras em manter o plano de investimentos da empresa.
Aliás, Parente fez questão de frisar a postura corajosa do prefeito em todo o processo que culminará agora com a revitalização da BC. Ele citou a campanha “Menos royalties, mais empregos” – de redução da alíquota dos royalties de 10% para 5% – como exemplo.
“A lógica da proposta é simples: se os royalties são mantidos nesse nível inicial, será o momento que com esse valor somos obrigados a interromper a operação porque ela não dá retorno. Mas se os royalties são reduzidos, nós podemos prosseguir com essa exploração e mesmo utilizar parte dessa redução para investir na melhoria dos campos”, disse.
Pedro Parente enfatizou ainda que não se trata de reduzir pagamento de royalties. “Na realidade falamos em aumentar o pagamento de royalties. Por quê? Porque ao fazer essa redução em determinados campos, significa prolongar a vida útil daquele campo”, explicou.
Sobre o encontro desta terça, Dr. Aluízio disse que tem início um novo ciclo de exploração de petróleo pela Petrobras na Bacia de Campos. E mais: o prefeito fez uma avaliação de que os impactos desta retomada da indústria vão impulsionar o desenvolvimento do município pelos próximos 40 anos.