Nova Friburgo solicitará revisão da sua posição no radar da transparência pública 2023

Nova Friburgo solicitará revisão da sua posição no radar da transparência pública 2023

NOVA FRIBURGO SOLICITARÁ REVISÃO DA SUA POSIÇÃO NO RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA 2023 

A pesquisa Radar da Transparência Pública, promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que avalia a transparência dos portais públicos, classificou Nova Friburgo com índice intermediário e pontuação de 50,68%. O desempenho ficou dentro da média nacional. Entretanto, a Controladoria Geral da Prefeitura solicitará a revisão da pontuação atribuída ao portal da transparência municipal, pois diversos itens de avaliação que constam no site não foram registrados pelo estudo.

Em 2022, o Portal da Transparência de Nova Friburgo foi classificado com o selo “Prata” neste mesmo estudo, com um percentual de 77,32% no índice de transparência, figurando entre os quatro primeiros colocados das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro no quesito transparência. Contudo, segundo a Controladoria municipal, não houve mudanças na base de dados estruturais e institucionais, no layout ou nos filtros de pesquisa que justifiquem a mudança na classificação geral do Município, como pode ser constatado por qualquer cidadão.

O levantamento está em sua segunda edição e foi realizado por equipes dos 33 Tribunais de Contas, com informações dos controles internos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. A metodologia da pesquisa prevê a verificação de 202 a 258 itens de avaliação em cada um dos sites. A quantidade de critérios varia de acordo com a natureza da instituição, sendo o Poder Executivo o ente que tem matriz de avaliação mais extensa. O objetivo da pesquisa é orientar o poder público sobre boas práticas de transparência em portais públicos.