Carregando...

Macaé

Macaé conclui mais uma etapa do projeto Macaé +20

A Prefeitura de Macaé divulgou, nessa semana, o resultado do planejamento estratégico presente no projeto Macaé +20, realizado pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), que estabelece uma projeção para os próximos 20 anos da cidade.

De acordo com o município, o material apresenta propostas para o desenvolvimento da cidade, com a implementação de um modelo de gestão estratégica nos órgãos da administração municipal, considerando o gerenciamento dos recursos e o alcance das metas planejadas.

“A ideia é propor o crescimento ordenado e em sinergia com princípios de uso sustentável e consciente para promover qualidade de vida à população”, justifica a prefeitura.

Para o gerente do Egim, Rômulo Campos, o atual momento político exige que os gestores municipais alinhem a equipe de governo aos princípios e compromissos do Executivo, constantes no Plano de Governo, e também na legislação pertinente e no Plano Diretor, além de promover a integração com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A visão de curto prazo e a descontinuidade das ações configuram uma forma de ação que penaliza a sociedade porque impossibilita o alcance de resultados positivos, dificulta o aprendizado das experiências passadas, e sobrecarrega o sistema com constantes reinvestimentos em soluções que respondem, na maioria das vezes, de forma paliativa. É nesse contexto que o Macaé +20 se insere, dando continuidade e aprofundando o processo de reflexão que vem se consolidando desde o início do [atual] governo”, explica Rômulo Campos.

O município revela que serão realizados fóruns para implementação do Macaé +20, com o objetivo de levantar propostas a partir da discussão e de uma análise preliminar dos dados coletados na pesquisa teórica e documental.

Ainda segundo a prefeitura, esses fóruns terão a participação de um corpo técnico e da sociedade civil organizada, e discutirão as demandas e as necessidades da cidade de Macaé para os próximos 20 anos.

“O projeto contará com as seguintes etapas: estruturação da equipe de trabalho; desenvolvimento e consolidação de rotinas; elaboração do diagnóstico; elaboração de texto base para discussão em fórum; seminário de apresentação do diagnóstico; fórum de elaboração de propostas (Fórum Macaé +20); pesquisas online junto à população; elaboração do texto final do Plano Estratégico Macaé +20. As ações serão consolidadas em eixos estruturantes como: Economia para o Desenvolvimento Sustentável (local/regional); Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Planejamento Urbano e Rural; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desastres Naturais; Cidade Inteligente; Tecnologia e Inovação”, detalhou o município.

Rômulo Campos afirma também que esse processo já vem acontecendo paralelamente em diversas cidades do país, ressaltando o papel dos governos municipais do desenvolvimento das cidades junto às suas populações.

“As prefeituras brasileiras têm uma grande responsabilidade perante a sociedade, sendo indispensável alinhar todas as necessidades reais da população com o orçamento público, a capacidade técnica de seu corpo de servidores, dentre outros aspectos. Além disso, um dos principais compromissos de uma prefeitura é promover o diálogo direto e comprometido com a população, por meio de transparência em todos os processos da gestão municipal. O Macaé +20 busca subsidiar o planejamento de políticas públicas fundamentais para a administração da cidade, e fazer de Macaé uma cidade mais inteligente, equilibrada e justa para o munícipe”, completa o gerente do Egim.

Clique Diário