Carregando...

Macaé

Macaé entra na lista de cidades do RJ com maiores taxas de ocupação hoteleira no Carnaval

Nesta sexta-feira, 17, foi divulgada a pesquisa de ocupação hoteleira no feriado de Carnaval 2023. Segundo o HotéisRIO, o município do Rio de Janeiro teve 91,52% dos quartos reservados no período de 18 a 21 de fevereiro. Já de acordo com a ABIH-RJ, o interior do Estado registrou uma média de 92,65% de lotação no período de 18 a 22 de fevereiro.

Arraial do Cabo lidera o ranking com 100% de reservas, seguido de perto por Miguel Pereira, com 99,30%; logo após vem o município de Angra dos Reis, com 96,01%. Rio das Ostras (95,30%) aparece na lista praticamente empatado com Cabo Frio (95,20%);

Na sequencia estão Armação dos Búzios (94,20%), Itatiaia/ Penedo (92,10%), Nova Friburgo (90,20%), Teresópolis (89,80%), Paraty (89,70%), Valença/ Conservatória (89,30%) e Vassouras (89,20%). Petrópolis e Macaé surgem empatados com 88,40%.

Vale ressaltar que esta é a primeira vez que Macaé aparece na lista entre os municípios com maiores taxas de ocupação dos hotéis neste período do ano. “Esse é o resultado dos investimentos que o Governo vem fazendo no Turismo e na Cultura com reflexos diretos na economia”, resumiu o prefeito, Welberth (Cidadania).

E os resultados da pesquisa devem mesmo ser comemorados. Isso porque, além do ineditismo, Macaé registra, na prática, a segunda maior ocupação de quartos do Estado já que, com pouco menos de 270 mil habitantes, a cidade possui a segunda maior rede hoteleira do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Welberth, que também citou o Natal e o Réveillon como eventos de sucesso, a cada real investido em fomento ao Turismo e à Cultura, R$6 retornam em impostos e giro na economia. “Dessa forma, além da criação de emprego e renda, o município dispõe de mais recursos próprios para seguir com obras e outras ações”, explicou.

Estrangeiros lotam o Rio de Janeiro

Como aconteceu no Réveillon 2022/2023, o percentual de estrangeiros visitando o Rio apresentou aumento e deve ficar em torno dos 35%, com destaque para norte-americanos e argentinos, seguidos de franceses e chilenos.

Entre os turistas nacionais, os oriundos de São Paulo e Minas Gerais são maioria, mas Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro também apresentam participação expressiva”.