A morte de uma turista espanhola por policiais militares, na Rocinha, Zona Sul do Rio, provocou, na semana passada, o pedido de demissão do cargo de corregedor geral da PM no Estado. Wanderby Braga de Medeiros – que estava no cargo desde julho – vai agora trabalhar no Departamento Geral Pessoal da Polícia Militar.
Em seu lugar assume um velho conhecido da população macaense e das cidades vizinhas: o coronel Jorge Fernando de Oliveira Pimenta foi nomeado nesta terça-feira, 31, como o novo corregedor geral da instituição. Pimenta atuou como comandante do 32º BPM por quase um ano e meio, deixando o cargo em dezembro de 2015.
É dele a partir de então a missão de apurar a ocorrência que vitimou a espanhola e estava sendo feita pela 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar. Dentro do veículo havia um grupo de turistas e María Esperanza Jímenez Ruiz, de 67 anos, acabou atingida no pescoço. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade de saúde.
A gestão de Pimenta no 32º BPM foi marcada por duas coisas: o alcance pela primeira vez do sistema de metas para a diminuição de crimes, estabelecido pela Secretaria de Segurança; e pelas incisivas reclamações da população que cobravam mais policiamento pelo município e diminuição dos índices criminais apontados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mês a mês.