As redes sociais são uma realidade na comunicação em massa. Isso é um fato. Contudo, apenas em 2018 a influência da Internet no processo eleitoral ganhou notoriedade. Como reflexo imediato, pré-candidatos à Câmara e à Prefeitura nas eleições do ano que vem, já buscam empresas e profissionais da área para aumentar as chances reais de vitória.
E essa é uma tendência em toda a Região. Segundo Duani Prado, CEO da DPrado Digital, partidos e políticos demoraram a entender que o eleitor havia migrado para as redes sociais. Mais do que isso: ele destaca que a percepção de que a comunicação do mandato ou de campanha também deveria acompanhar as mudanças foi lenta.
“Para estabelecer comunicação um dos princípios básicos é conquistar a atenção das pessoas. E hoje o foco da imensa maioria está na Internet. Portanto, é preciso aprender a falar para este público neste ambiente virtual”, ensina Duani, que ministra palestras sobre o assunto e tem em seu currículo duas campanhas eleitorais e a assessoria de um vereador.
Ainda de acordo com o especialista, a sondagem de pré-candidatos a vereador e até a prefeito, em Macaé, vem aumentando. Todos parecem já ter entendido o novo momento eleitoral e a importância do marketing digital no pleito do ano que vem. “O que era promessa se tornou realidade e as redes sociais terão uma influência ainda maior em 2020”, prevê Duani.