MP instaura inquérito para investigar mesa diretora da Alerj por improbidade na posse de deputados presos. Tem macaense na lista

MP instaura inquérito para investigar mesa diretora da Alerj por improbidade na posse de deputados presos. Tem macaense na lista

A posse dada pela mesa diretora da Alerj aos cinco deputados presos durante a Operação Furna da Onça, em 20 de março deste ano, se tornou esta semana alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. 

O MP vai investigar supostos atos de improbidade administrativa cometidos pelos integrantes da mesa, dentre eles, o presidente, André Ceciliano (PT), e o macaense Chico Machado (PSD), quarto secretário.

O Blog teve acesso exclusivo ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público (MPRJ 2019 003 06898) e que está sob a responsabilidade da Sub-Procuradora de Justiça, Fernanda Moreira Jorgensen. 

O documento aponta que a mesa diretora teria infringido o Regimento Interno da Alerj ao autorizar que os deputados presos assinassem o termo de posse fora da sede da própria Assembleia. 

Vale ressaltar que nem todos os membros da mesa diretora tem a mesma situação. Isso porque, a deputada Tia Ju (PRB), terceira vice-presidente, estava em Nova Yorque participando de um evento no dia da sessão que deu posse aos parlamentares presos.