Carregando...

BrasilEstadoGeralMacaé

Macaé: bancada do Governo vence ‘tropa da Cedae’ no plenário e Câmara aprova municipalização da água

Numa sessão tensa e marcada por debates acalorados, nesta quarta-feira, 24, o Governo conseguiu aprovar, por 9 a 3, o Projeto de Lei 03 que municipaliza o sistema de abastecimento de água em Macaé.

Na prática, a Câmara deu autorização ao Executivo para quebrar o contrato com a Cedae e assumir toda a operação de abastecimento de água. Segundo os próprios vereadores, contudo, a estatal deve recorrer na Justiça.

Com o plenário lotado de funcionários da Cedae, entre eles o suplente de vereador, Luciano Diniz (MDB), a oposição se esforçou para defender a manutenção da estatal como operadora do sistema. Se esqueceu das críticas feitas sempre nos discursos sobre falta d’água e argumentou em favor da empresa.

Marvel (Rede), Marcel (PT) e Maxwell (SD), chamados nos corredores de ‘Tropa da Cedae’, atacaram o Governo dizendo não haver estudo de impacto financeiro, entre outros, que comprovem a capacidade da Prefeitura em assumir o serviço.

Nas três votações do dia, duas sobre pareceres e a que analisou o projeto em si, a bancada governista não teve dificuldades para vencer. Destaque apenas para as ausências de Renata Paes (PSC) e Marcio Bittenncourt (MDB) e as abstenções de Robson Oliveira (PSDB) e Luiz Fernando (Avante).

Visivelmente alterado por conta do embate no Twitter há alguns dias com o prefeito, Dr. Aluízio (sem partido), em que o vereador foi instigado a admitir se teve ou não esposa e irmão nomeados no Governo, Marcel ainda tentou no fim da sessão adiar a votação do projeto.

O petista alegou que como o horário regimental já havia terminado e nenhum vereador requereu prorrogação da sessão, a votação não poderia acontecer. Citou um artigo do regimento, mas a mesa diretora refutou e pôs em votação a proposta.