Uma nova polêmica está prestes a ganhar as ruas em Macaé. Isso porque, o prefeito, Dr. Aluizio (PMDB), segundo fontes do Blog, enviará à Câmara na próxima semana um Projeto de Lei que reduz a escala da Guarda Municipal.
Atualmente, os agentes cumprem uma escala de 1×4, mas o número de dias de folga deve cair para três, segundo informações. O objetivo do Governo seria melhorar o serviço prestado pela GM ao município.
Contudo, a decisão do chefe do Executivo não terá apoio entre os servidores. Aliás, em conversa com um dos agentes mais atuantes, o Blog foi informado de que a insatisfação com o Governo se dá pelo fato de 60 homens da Guarda estarem fora das escalas hoje por conta de atuarem em serviços burocráticos e administrativos da instituição.
Além disso, a relação da tropa – de quase 600 homens – com o secretário-adjunto da pasta, André Luiz, nunca foi boa. Há quem garanta que o problema de efetivo apontado pelo Comando da GM seria resolvido com a inclusão dos 60 agentes graduados em suas funções previstas no edital do concurso que prestaram.
Outro ponto que deverá ser questionado, caso a redução da escala se confirme, é quanto ao pagamento de horas extras deste dia a menos que os agentes terão em casa.
A proposta – que terá de ser votada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito – deve deixar um parlamentar em saia justa ao menos. Isso porque, Welberth (PPS), identificado com as lutas da categoria, faz parte da base do Governo e com isso viverá um verdadeiro nó político. A conferir!