Rio das Ostras celebra sua XVI Festa do Feijão com 8,2 toneladas na safra de 2025

Rio das Ostras celebra sua XVI Festa do Feijão com 8,2 toneladas na safra de 2025

Terminou nesse domingo, 23, a XVI Festa do Feijão de Rio das Ostras, realizada no Espaço Pau Brasil, em Cantagalo, que contou com premiação de pequenos produtores rurais do município, e muitas atrações e shows musicais de samba e forró.

No último dia do evento, que começou na sexta-feira, 21, a animação começou cedo, com uma solenidade de premiação dos produtores que contribuíram para a retomada do “Projeto Feijão” em Rio das Ostras.

O destaque ficou com o produtor Salime Martins, que atingiu as expressivas marcas de 1.573,5 quilos (kg) de feijão por hectare (ha), e 1.670 kg de feijão por hectare respectivamente, vencendo tanto em produção como em produtividade.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (EMATER-RIO), a iniciativa visou o fortalecimento da agricultura familiar local.

No total, a safra de feijão de Rio das Ostras atingiu a produção de 8,2 toneladas (t) em 2025, fruto do plantio realizado em pouco mais de 12 ha, o que significou uma produtividade de 677 kg/há na safra desse ano.

Além dos pratos à base de feijão, do artesanato local e da área kids, o evento contou ainda com diversos shows musicais gratuitos, como os dos ritmistas da Associação dos Blocos Carnavalescos de Rio das Ostras, das Florroseiras e de Nenel do Forró e Bruno Santos.

A Festa do Feijão de Rio das Ostras teve o patrocínio do Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, e Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), além de produção da Rio Mais Criativo e apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), do Executivo e do Legislativo municipal.

Para o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), a realização do evento marcou também uma conquista para a população de Cantagalo, que teve o retorno da Festa do Feijão depois de 3 anos, reforçando a importância da tradição na cidade.

“Cantagalo voltou a sentir aquele sabor que só a nossa tradição é capaz de trazer. Depois de três anos, a Festa do Feijão em Cantagalo está de volta e a cidade inteira revive um pedacinho da própria história. São dias de música, alegria, famílias reunidas, aromas que lembram a infância e uma programação feita para quem carrega Cantagalo no coração. A Festa do Feijão é mais do que um evento. É identidade. É memória. É pertencimento”, escreveu Carlos Augusto nas suas redes sociais.

Deixe um comentário