Projeto de Lei marca avanço histórico na luta por igualdade racial em Campos

Projeto de Lei marca avanço histórico na luta por igualdade racial em Campos

Foi aprovado em Campos na última terça-feira (21) um Projeto de Lei que estabelece a reserva de vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados na cidade para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas. A proposta foi debatida por parlamentares durante sessão na Câmara Municipal.

Com a aprovação, a proposta agora segue para sanção e publicação pelo prefeito. Essa representa a última etapa aguardada para a conclusão do edital do concurso público para a área de educação. Esse edital já está sendo elaborado e deve ser publicado em breve.

O Projeto de Lei está sendo considerado um marco na consolidação das políticas de promoção da igualdade racial pela Administração Municipal. A expectativa é que, com a nova legislação, a cidade recebe pela primeira vez um concurso com cotas raciais.

Um dos objetivos do Projeto de Lei é garantir condições mais iguais de acesso aos cargos públicos. Além disso, visa também corrigir desigualdades históricas e estruturais. A medida está em consonância com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade de oportunidades, previstos na Constituição Federal de 1988, e com legislações vigentes.

Para o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, a aprovação do projeto é um avanço histórico para o município.

“Trata-se de uma conquista importante para a cidade, que passa a adotar, no âmbito local, uma política afirmativa alinhada às diretrizes nacionais e aos valores democráticos de igualdade e respeito à diversidade. É um avanço que reafirma o compromisso da gestão com a justiça social e com a valorização da diversidade no serviço público”, destacou o secretário.

A nova legislação reforçará o compromisso do Município de Campos dos Goytacazes com a promoção da equidade, o combate às discriminações raciais e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e valorização da diversidade.