Alunos do CEPRO, em Rio das Ostras, participam de evento nacional da educação

Alunos do CEPRO, em Rio das Ostras, participam de evento nacional da educação

Um grupo de estudantes do Pré-Vestibular Social do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO), representou o município em um evento realizado na cidade de São Bernardo do Campo, no chamado ABC, interior de São Paulo (SP).

Realizado nesse domingo, 18, o Aulão Nacional da Rede de Cursinhos Populares (CPOP) contou com a presença do presidente Lula (PT-SP), e dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT-CE), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP).

Composta por estudantes bolsistas, professores e coordenadores do CEPRO, a caravana do município se uniu a representantes de cursinhos populares de diversas regiões do país em um encontro voltado à troca de experiências e ao fortalecimento das políticas públicas de democratização do acesso ao Ensino Superior.

“A universidade precisa ser o espelho do povo brasileiro. A Rede de Cursinhos Populares é uma porta aberta para que cada jovem, independente da origem, tenha a chance de sonhar e conquistar seu futuro”, afirmou o presidente Lula, reforçando a importância da Rede CPOP.

Os estudantes de Rio das Ostras participaram do Aulão de Física, ministrado pela doutora Sônia Guimarães, 1ª mulher negra a lecionar Física Nuclear no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Bernardo do Campo.

Durante sua visita à cidade do ABC Paulista, Lula assinou um decreto que garante a continuidade do programa de bolsas estudantis, oferecendo 200 reais mensais aos jovens do pré-vestibular, com um investimento adicional de 108 milhões de reais para 2026.

“Essa política é um marco na luta pela democratização do acesso à educação superior, ao reconhecer que as desigualdades de gênero, raça e classe se entrecruzam e estruturam o nosso país. Fortalecer os cursinhos populares como o Pré-Vestibular Social do CEPRO é afirmar o direito de pessoas negras, quilombolas, indígenas e das periferias de ocupar, com dignidade e protagonismo, os espaços historicamente negados”, explicou a coordenadora do Pré-Vestibular Social do CEPRO, Brenda Iolanda.

Para a presidente do CEPRO, a professora Guilhermina Rocha, a participação no Aulão Nacional da Rede CPOP, em São Paulo, representa o reconhecimento da trajetória do cursinho popular de Rio das Ostras.

“Estar presente nesse encontro nacional é ver a educação popular ocupando o lugar que merece: o de instrumento de transformação social. Nossos estudantes representam o esforço coletivo por uma universidade mais democrática e acessível”, afirmou Brenda Iolanda.

Instituída por decreto, a Rede CPOP integra o Programa Diversidade na Universidade, vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação.

O objetivo é ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência às vagas das instituições públicas e privadas de Ensino Superior.

Reconhecido por sua proposta pedagógica popular e emancipatória, o CEPRO atua há 17 anos ampliando oportunidades para jovens periféricos e trabalhadores, reafirmando o papel da educação como caminho para cidadania, inclusão e justiça social.