Sebrae Rio promoverá palestras nas 4 unidades do CRAS de Rio das Ostras

Sebrae Rio promoverá palestras nas 4 unidades do CRAS de Rio das Ostras

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, no Parque da Cidade, em Rio das Ostras, recebeu, nessa semana, a visita de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae Rio).

De acordo com a prefeitura, a visita teve como objetivo identificar as possíveis demandas, tanto física quanto de capacitação, e apresentar iniciativas e projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com a unidade.

Para ampliar o diálogo sobre soluções e propostas, o Sebrae Rio investirá em uma série de rodas de conversas no CRAS Central, e em outros CRAS do município, na Cidade Beira Mar, em Rocha Leão e no Âncora, voltadas para a capacitação dos servidores.

Segundo a prefeitura, as ações serão custeadas integralmente pelo Sebrae Rio, por meio do Projeto Inclusão Produtiva, sem custos para os cofres públicos do município, que acompanha o processo através da Secretaria de Assistência Social.

“Uma licitação leva muito tempo para cumprir todos os trâmites, mas a proposta oferecida pelo Sebrae pode apresentar formas mais ágeis de resolver esses reparos. Para isso será feita capacitação sem prejudicar os usuários nas unidades do CRAS”, explicou o secretário de Assistência Social, Carlos Correia Júnior.

De acordo com o gestor, a parceria com o Sebrae Rio ajudará o governo municipal a resolver algumas das dificuldades enfrentadas pela gestão na realização de pequenos reparos estruturais nas 4 unidades do CRAS da cidade.

A prefeitura ressalta ainda que o Projeto de Inclusão Produtiva, do Sebrae, tem como foco a emancipação social e econômica de grupos em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação profissional, auxílio financeiro e suporte técnico para o empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.

Contemplando diversos públicos e ações voltadas para a inclusão social e econômica, a iniciativa oferece apoio a empreendedores da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, catadores de recicláveis e idosos, com atividades que incluem capacitação, mentoria e incentivo ao desenvolvimento de negócios e geração de renda.

As rodas de conversa do Sebrae Rio acontecem no próximo mês de novembro, entre os dias 4 e 7, nas 4 unidades do CRAS do município, começando pelo CRAS Central, no dia 4, e seguindo no CRAS Sul, na Cidade Beira Mar, no dia 5, no CRAS de Rocha Leão, no dia 6, e no CRAS Norte, em Cláudio Ribeiro, no Âncora, no dia 7, sempre a partir das 14h, com o tema “Posso ser MEI e continuar no Bolsa Família”.