Macaé e Campos estão com 650 vagas gratuitas abertas para cursos de qualificação profissional. A informação foi divulgada pela Firjan SENAI que já está recebendo inscrições. As aulas estão previstas para ter início entre setembro e dezembro, a depender da formação das turmas.
A expectativa é que sejam contempladas 25 turmas em diferentes formatos (presencial e semipresencial) e turnos (tarde e noite). Em Campos, são 250 vagas para Operador de Movimentação e Armazenagem de Materiais, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Instrumentista Industrial, Operador de Produção Industrial, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Eletricista Industrial, Operador de Movimentação e Armazenagem de Materiais, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Soldador de Aço Carbono ER 6G e Assistente de Marketing Digital.
Já em Macaé são mais 400 em oportunidades como Assistente de Operações em Logística, Controlador e Programador de Produção, Almoxarife, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Eletricista Instalador Residencial, Instalador de Sistemas Drywall, Programador Back-End e Programador Front-End.
De acordo com os organizadores, as inscrições devem ser realizadas de forma exclusivamente presencial na unidade Firjan SENAI mais próxima. As inscrições também serão encerradas de forma automática assim que cada oferta atingir o limite de inscritos. As aulas têm início previsto entre setembro e 17 de dezembro, a depender de cada curso. Todas as informações estão no edital disponível em: https://www.firjansenai.com.br/editaisgratuitos.
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
Segundo pesquisa do Departamento Nacional do SENAI (2022-2024), 72,5% dos ex-alunos de Qualificação Profissional da Firjan SENAI conseguem emprego após o curso (de seis meses a um ano). Destes, dois em cada três ex-alunos conseguiram emprego durante ou logo após o curso. Além disso, segundo pesquisa da Firjan, o maior salário médio de admissão no Brasil está entre trabalhadores da Indústria, considerando todos os grandes setores econômicos como Serviços, Comércio e Agropecuária.