Uma operação conjunta do Procon Estadual e da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, realizada nesta quinta-feira (28), retirou de circulação 50 pacotes de café de uma marca suspeita de não atender aos padrões de consumo, em um mercado localizado em Unamar, no distrito de Tamoios. A ação contou com apoio do Procon Cabo Frio.
Duas amostras do lote foram encaminhadas para análise laboratorial pelo Procon Estadual. Caso seja confirmada a irregularidade, o produto será descartado; se estiver dentro do padrão, poderá voltar às prateleiras. Um auto de apreensão foi registrado, enquanto as embalagens restantes permaneceram sob responsabilidade do estabelecimento, que não sofreu penalização.
“Rastrearam pelo fabricante para onde foram alguns lotes suspeitos do café e, aqui em Cabo Frio, foi só nesse supermercado. Mas a operação não foi contra o estabelecimento, e sim para retirar o produto das prateleiras, de modo a proteger o consumidor”, explica a coordenadora-geral do Procon Cabo Frio, Mônica Bonioli.
As ações para remover do mercado marcas que estejam fora dos limites estabelecidos pela Resolução 570 do Ministério da Agricultura e Pecuária — que permite até 1% de impurezas no café — acontecem ao longo desta semana em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. A operação envolve Procon Estadual, Procons municipais, Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e autoridades policiais.
Foto: Procon Cabo Frio