Ao que tudo indica, o ‘esquenta eleitoral’ em Macaé já começou. Ou seja, alguns nomes da política local iniciam um período de exposição e discursos que indicam a intenção de disputar as próximas eleições. Quando a repercussão popular se mostra positiva, grupos e partidos fortalecem a estratégia para lançar oficialmente suas campanhas.
Nas últimas semanas, alguns políticos conhecidos na cidade, ventilados nos bastidores como pré-candidatos a deputado estadual e federal, têm dado sinais claros disso. É o caso do presidente da Câmara, Alan Mansur (CID). O parlamentar mudou a forma como utiliza as redes sociais: mais presente, descontraído e próximo da base, seus vídeos têm repercutido e reforçado comentários de que ele pretende concorrer à Alerj.
Outro nome que começa a ganhar notoriedade nas ruas e redes sociais é Marcio Rezende. Irmão do prefeito Welberth (CID), ele tem participado de eventos e encontros, demonstrando não se incomodar com especulações sobre uma possível candidatura ao Congresso Nacional.
Outros pré-candidatos ganham destaque
O líder do Governo na Câmara, Cesinha (CID), também parece de olho em uma vaga na Alerj no próximo ano. Ex-presidente do Legislativo, o parlamentar tem articulado reuniões com lideranças comunitárias e segue defendendo pautas que o consagraram como vereador mais votado em 2024.
Entre os possíveis pré-candidatos, a única mulher mencionada até agora é Iza Vicente (Rede). Secretária adjunta de Ensino Superior e ex-vereadora na legislatura passada, ela é uma liderança feminina relevante no cenário macaense e pode surgir como candidata à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
O atual e único deputado estadual domiciliado em Macaé, Chico Machado (PSD) — que já ocupou a Secretaria de Governo do Estado por um período — deve buscar a reeleição, segundo pessoas próximas.
Outros nomes comentados nos bastidores incluem o secretário de Saúde, Dr. Lucas; os ex-vereadores Danilo Funke (PSB) e Marcel Silvano (PT); e até mesmo os ex-deputados federal Felicio Laterça e estadual Glauco Lopes, todos mencionados como possíveis postulantes às disputas de 2026. Será? A conferir!