Ação da prefeitura amplia acesso aos serviços de saúde em Rio das Ostras

Ação da prefeitura amplia acesso aos serviços de saúde em Rio das Ostras

Realizado no último sábado, 23, o “Dia D da Saúde” superou as expectativas da Prefeitura de Rio das Ostras, com 1.419 atendimentos distribuídos pelas 9 unidades que abriram suas portas para a população no fim de semana.

Entre as unidades em funcionamento estiveram as unidades ESF de Cidade Praiana, Cidade Beira Mar, Recanto, Nova Cidade, Nova Esperança, Cláudio Ribeiro e Âncora, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Mariléa, e do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (NASCA), no Liberdade.

A ação contou com consultas médicas e de enfermagem, vacinas do calendário regular e contra a dengue e o HPV, avaliações de fisioterapia, atendimentos odontológicos e procedimentos, além de visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

“A iniciativa teve como objetivo ampliar as ações de cuidado em saúde garantindo que a população tenha acesso aos serviços essenciais, reduzir as listas de espera por atendimento, além do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, explicou o município.

Vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB) acredita que o “Dia D” foi um sucesso, com milhares de atendimentos que ampliaram o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que trabalham em horário comercial.

“Conseguimos mais de 1.400 atendimentos em um único dia e isso mostra que ações como essa permitem que a população possa fazer o atendimento ‘fora do horário’. Muitas trabalham o dia inteiro durante a semana e, no sábado, podem buscar esse atendimento nas unidades. Parabéns a todas as equipes que estiveram presentes no ‘Dia D’”, comemorou o Dr. Fábio Simões.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo, a ação também serviu para reduzir a demanda reprimida e diminuir as filas e o tempo de espera de agendamentos da Saúde.

“Reconectamos a população aos serviços de Atenção Primária, promovendo a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. É possível inovar e fortalecer as ações da Atenção Primária em Saúde, garantindo que o cuidado chegue mais perto de cada cidadão”, afirmou Rosimeri Azevedo.

Para a diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Fernanda Peres, a ação ajudou a transformar a saúde, garantindo acessibilidade à toda população, com atenção especial para as mulheres do município.

“Reconhecemos que a baixa cobertura por Estratégia de Saúde da Família tem sido um desafio significativo. Desse modo, muitas pessoas, principalmente as trabalhadoras, que não conseguem cuidar da saúde durante a semana, puderam ser atendidas”, disse Fernanda Peres.