Carregando...

PolíciaRio das Ostras

Praias de Rio das Ostras são alvos de ações de combate a ligações clandestinas de esgoto

A Prefeitura de Rio das Ostras voltou a intensificar, nessa semana, as ações de fiscalização ao despejo irregular de esgoto em rios e praias da cidade, visando a proteção e preservação dos corpos hídricos da cidade.

Nessa terça-feira, 19, equipes da autarquia municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estiveram na Praia do Bosque, promovendo uma vistoria do sistema de drenagem, com objetivo de combater também a ligação clandestina de esgoto.

Segundo a prefeitura, as ações vêm acontecendo rotineiramente, seguindo um cronograma de fiscalização do SAAE em diversos bairros e localidades da cidade, vistoriando sistemas de drenagem e orientando a população.

“As ligações clandestinas comprometem a balneabilidade das praias, rios, canais e córregos da cidade, afetando diretamente a saúde pública, além de comprometer o bom funcionamento da galeria de águas pluviais, podendo causar alagamentos”, ressalta o município.

Os trabalhos aconteceram nas praias do Centro e do Bosque, com apoio de agentes da Subsecretaria de Serviços Públicos, vinculada à Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas.

Devido às irregularidades, os agentes realizaram ações no local, como a desobstrução das redes, manutenção da drenagem, implantação de novos drenos nas saídas de águas pluviais que deságuam na praia e a inspeção em caixas de passagem.

Realizadas desde o início da atual gestão do prefeito Carlos Augusto (PL), em janeiro, as ações integram um conjunto de medidas para proteção das praias, rios e lagoas de Rio das Ostras, fiscalizando ligações clandestinas de esgoto por toda a cidade.

“Além de identificar e remover ligações clandestinas, as ações da prefeitura têm um caráter educativo, de forma a orientar a população quanto à importância da preservação dos corpos hídricos. O papel da população é essencial para o sucesso dessas ações. Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422”, orientou o município.

Deixe um comentário