O município de Campos está recebendo nesta quarta-feira (20) uma operação que está sendo realizada com o objetivo de prender os envolvidos no golpe do “falso advogado”. A ação conta com a participação de policiais civis do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
A ação integra também parte da “Operação Lex Falsa”, de Santa Catarina. Estão sendo cumpridos mandados de prisão e da busca e apreensão na Ilha do Governador, Cabo Frio, Região dos Lagos e em Campos. Três criminosos foram presos até aqui.
Segundo informações, os criminosos se utilizavam de forma indevida da identidade de advogados catarinenses e de dados de processos judiciais para obter vantagem financeira sobre as vítimas. De posse desses dados, eles faziam contato com as vítimas se passando por seus advogados.
Os criminosos também utilizavam documentos verdadeiros e falsos, como sentenças ou guias de pagamento. A linha de investigação apontou que eles solicitavam o depósito das custas processuais as vítimas com a promessa de liberação de valores. Dessa forma, muitas delas eram induzidas ao erro, enquanto o grupo lucrava com a fraude. As autoridades afirmam também que o esquema contou com o envolvimento de pessoas do Rio de Janeiro e de outros estados.