A Cidade Universitária em Macaé recebeu na última quarta-feira (13) a 1ª Feira de Estágios. O evento ofereceu uma grande oportunidade para jovens e universitários que queiram ingressar no mercado de trabalho. Essa foi a primeira vez que as instituições que compõem a Cidade Universitária (FeMASS, UFRJ, UFF e CEDERJ) se reuniram para promover uma iniciativa como essa.
Diversas empresas marcaram presença no evento, dentre elas: American Insight, Unimed Costa do Sol, Fortes Assessoria Contábil e Grand Services. Outro ponto importante é que a ponte entre os estudantes universitários e as empresas foi realizada pelo Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE). Essa instituição é conhecida por atuar no processo de seleção, contratação, inclusão, gestão e desenvolvimento de jovens através dos programas de aprendizagem e estágio.
“A Feira de Estágio foi uma oportunidade para aproximar estudantes do mercado de trabalho e abrir portas para que eles possam fazer conexões da sala de aula. Temos o compromisso de fortalecer esse elo entre a formação acadêmica e as oportunidades profissionais, contribuindo para que os jovens ingressem no mercado com mais preparo, confiança e perspectiva de futuro profissional”, disse a Secretária Executiva de Ensino Superior, Iza Vicente.
A iniciativa foi elogiada pela Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Unimed Costa do Sol, Ana Cecilia Cattacini. “Sempre estamos envolvidos com a sociedade. Nossa intenção é captar jovens iniciantes no mercado e também estagiários. Porque a gente não vem só com esse foco do estágio, porque tem muitos jovens que estão estudando e também querem trabalhar, iniciar sua carreira profissional”, afirmou.
“Nossa expectativa é inserir cada vez mais o jovem no mercado de trabalho. Então, hoje a gente, dentro aqui da inscrição de ensino, está buscando fazer esses cadastros dos jovens, principalmente do nível superior, mas também do nível médio. Somos o agente de integração, o próprio nome já diz. A gente está aqui fazendo o elo, tanto das empresas, que são os nossos clientes, com as instituições”, observou Daniele Ribeiro, do CIEE Rio.