O futuro e o desenvolvimento da região foram discutidos durante o Seminário de Oportunidades, Mobilização e Ações para o Desenvolvimento do Norte Fluminense (SOMA). O encontro foi realizado no Royal Macaé Palace Hotel pelo Líder Norte Fluminense e contou com apoio da Prefeitura de Macaé e também do Sebrae/RJ.
Na abertura, Macaé foi representada pelo vice-prefeito Dr. Fabiano Paschoal. Em seu discurso, ele convidou o público a refletir sobre o futuro desejado para a região. “O desenvolvimento econômico é uma cadeia de ações que nós, enquanto município, precisamos ter consciência. Este evento é de importância primordial para tratar o crescimento econômico de forma coletiva”, destacou, defendendo a integração regional como caminho para o avanço. Fabiano lembrou que Macaé, Capital Nacional do Petróleo, hoje ostenta o título de Capital da Energia do Estado do Rio de Janeiro, além de ter fortalecido o setor do agronegócio.
Já o prefeito Welberth Rezende participou da mesa redonda “Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável Regional”. O prefeito ressaltou o protagonismo de Macaé no setor do agronegócio, destacando a conexão direta com o crescimento de municípios vizinhos, como Quissamã e Conceição de Macabu, além de outras cidades do Norte Fluminense. “O fortalecimento do agro na região impulsiona todos os municípios”, afirmou.
O evento teve como público-alvo gestores municipais, lideranças locais, a iniciativa privada, universidades e a sociedade civil organizada. Os parceiros do evento são, além da Prefeitura de Macaé, o Sebrae, a Fundenfor, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), o Porto Central e as prefeituras.
Participaram do encontro lideranças de nove municípios da região, dentre eles também especialistas e instituições parceiras. Durante o evento, foi discutida a mobilização por um desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador.
Na abertura, o Coordenador Regional do Sebrae na Região Norte Fluminense, Guilherme Reche, pontuou que o Líder foi lançado há cerca de três anos como um dos principais projetos de desenvolvimento do Norte Fluminense. “A vertente é focada na integração da nossa região, pelo interesse mútuo em buscar um ambiente melhor, em que o empreendedorismo, saúde, segurança e educação prosperem”, citou.
Marcelo Batista, prefeito de Quissamã, defendeu um trabalho em conjunto com a região e Walmir Lessa, prefeito de Conceição de Macabu, citou que Macabu possui três assentamentos e forte agricultura familiar, colocando este setor na pauta.
A professora Associada do Centro de Ciências Tecnológicas Agropecuárias Virgínia Silva Carvalho, representando a reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Professora Rosana Rodrigues, frisou que a Universidade une ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. “Reafirmamos o compromisso da universidade em contribuir para o desenvolvimento das comunidades da nossa região”, expressou.
“Juntos conseguiremos transformar ideias em ações concretas para o desenvolvimento do Norte Fluminense”, comentou Flaviá Picon, coordenadora executiva do evento.
Dentro do foco no fortalecimento integrado nos municípios, o evento apresentou a palestra “Construindo Futuros: Governança e Desenvolvimento Territorial”, com Kim Trieweiler, especialista em futuros, TEDx speaker e professor da ESPM/SP e Emidio Teixeira, professor e especialista em Data Analytics & Growth.