A 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social de Cabo Frio acontece nesta quinta (10) e sexta-feira (11), das 8h às 17h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, no bairro Braga. O encontro reúne representantes da sociedade civil, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), profissionais da área, entidades registradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e gestores públicos.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento será iniciado com uma palestra magna da pedagoga Gabrielle Guimarães da Silva, superintendente de Gestão do SUAS da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do RJ.
Durante os dois dias de programação, especialistas vão abordar temas essenciais para o aprimoramento do SUAS. A assistente social Márcia Regina Cardoso de Assunção Boquimpani vai tratar da universalização do sistema, do acesso equitativo aos serviços e da valorização da diversidade. Jeanne Kássia Azevedo de Souza, presidente do CMAS e também superintendente de Gestão do SUAS, vai debater as estratégias de descentralização, capilaridade e fortalecimento profissional no setor.
Outros destaques do primeiro dia incluem as falas de Maria Helena Tavares, representante do Centro Brasileiro de Cooperação Internacional em Serviços Sociais, que abordará a integração entre benefícios e serviços socioassistenciais, e de Michela Maria Polaquini, com a temática da sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Na sexta-feira, a conferência será encerrada com a apresentação e votação das propostas deliberadas durante os debates, além da eleição dos delegados que representarão o município na próxima etapa estadual do encontro.
Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o evento reforça o compromisso com a garantia de direitos e a consolidação das políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A conferência é um momento de escuta e construção coletiva. Nesses dois dias, vamos debater propostas para que o SUAS avance com mais qualidade e efetividade no atendimento à população”, afirmou Jeanne Kássia.