O Macaé Energy chegou ao fim nesta quinta-feira (3), contabilizando a presença de 2 mil visitantes e mais de 300 reuniões realizadas na rede de oportunidades. O evento, promovido pela Firjan, Prefeitura de Macaé e Rede Petro-BC, reuniu especialistas e representantes da indústria de óleo, gás e energia durante três dias no Royal Palace Hotel.
Com uma programação voltada para os principais desafios e perspectivas do setor, o encontro abordou temas como transição energética, sustentabilidade, modernização, gestão de riscos, exploração de campos maduros e as potencialidades da margem equatorial.
“Ao promover este evento de excelência, impulsionamos o progresso do nosso município na transição energética. Essa transição, com horizonte em 20 ou 30 anos, será financiada pela receita do petróleo, permitindo-nos avançar em direção à energia limpa e a um meio ambiente mais sustentável, uma prioridade para nossa população”, frisou o vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, afirmou que o arranjo produtivo do setor é fundamental para o fortalecimento da cadeia e das entidades que juntas acreditam no desenvolvimento. “Estamos avançando para continuarmos consolidando Macaé com um papel de destaque estratégico nos mercados de óleo, gás e energia. Em 2026, teremos um evento ainda maior no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, reunindo expositores e congressos”, disse Rodrigo.
A gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso, falou sobre os resultados alcançados com o evento. “As empresas compartilharam suas perspectivas, com reuniões estruturadas como espaços de oportunidades. Sem interrupção, já estamos focados em 2026, trabalhando para que este evento continue sendo um sucesso, tanto para os participantes quanto para a organização. Os negócios e as oportunidades que surgiram neste encontro visam impulsionar as empresas do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.
O Macaé Energy contou com patrocinadores e parceiros como as empresas Petrobras, Prio, Equinor, Bellavista, Dinamus Inteligência em Negócios, Pilar, Pinheiro Lima & Guedes Saggioro, Jevin, High Supply, Scheles Scheles Advogados, além dos apoiadores institucionais: ANP, IADC, Abespetro, Abegás, Abimaq, ATGás e Onip.