Projeto de ETA em Rio das Ostras vira inspiração para alunos de engenharia da UFF

Projeto de ETA em Rio das Ostras vira inspiração para alunos de engenharia da UFF

Em parceria entre a Rio+Saneamento e a Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói, transformou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Dourado em uma extensão da sala de aula para alunos e professores do curso.

Neste mês de junho, a unidade recebeu a visita de estudantes e professores de engenharia da UFF, que puderam acompanhar todas as etapas do processo de tratamento de água, desde a captação no Rio Macaé até a distribuição à população de Rio das Ostras.

Acompanhados por técnicos da Rio+Saneamento, o grupo formado por 23 estudantes e 2 professores puderam conhecer de perto as fases do tratamento, que envolvem coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção da água.

Durante a visita, o grupo conheceu ainda um projeto inovador que transforma o lodo gerado durante o processo de tratamento de água da cidade em matéria-prima para a produção de cerâmicas, como tijolos e telhas.

Segundo a Rio+, a iniciativa já destinou mais de 504 toneladas de lodo para reutilização, reduzindo significativamente o descarte em aterros sanitários e contribuindo para a preservação ambiental.

“Trouxemos alunos do 4º e 5º períodos do curso de Engenharia Civil, que estão estudando materiais de construção e soluções sustentáveis. Ver o interesse deles nas etapas de tratamento da água e no aproveitamento do lodo foi muito enriquecedor”, contou o Fábio Braga.

Para o supervisor de Operações da Rio+Saneamento, Alan Jhonny Ribeiro, receber os futuros profissionais da área de engenharia é motivo de orgulho, pela contribuição oferecida aos estudantes, visando reforçar a importância de soluções sustentáveis.

“Para nós, é uma honra contribuir com a formação de jovens engenheiros. Sabemos que muitos deles serão os inovadores do amanhã, desenvolvendo tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Poder contribuir com isso é muito gratificante”, afirmou Alan Jhonny Ribeiro.

De acordo com a concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto de Rio das Ostras, a ETA de Rio Dourado representa um marco importante para o saneamento da cidade, especialmente depois de sua ampliação, em abril de 2024, quando passou a ter sua capacidade de produção quase que dobrada.

Com capacidade elevada de 380 litros de água tratada por segundo (l/s) para os atuais 600 l/s, a estação tem o objetivo de garantir mais qualidade e segurança no abastecimento para milhares de moradores do município.