Roteiro turístico em Rocha Leão, em Rio das Ostras, relembra história da região nesse fim de semana

Roteiro turístico em Rocha Leão, em Rio das Ostras, relembra história da região nesse fim de semana

O distrito de Rocha Leão, em Rio das Ostras, terá, nesse fim de semana, o seu 1º roteiro turístico estruturado, organizado pela produtora cultural Dayana Cêh, e que mistura as belezas naturais com a história e memória afetiva da região.

Batizada de “Roteiro da Estação”, a proposta tem a promessa de unir natureza preservada, patrimônio histórico ferroviário e experiências afetivas, consolidando a região como destino turístico no interior fluminense.

O nome é em homenagem à antiga Estação da União, fundada em 1888, e onde funciona, desde 1999, a sede do Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, administrado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC).

Outro destaque do roteiro turístico, além do patrimônio histórico, é a caminhada pela Reserva Biológica União (Rebio União), um dos principais refúgios do mico-leão-dourado, espécie símbolo da conservação ambiental no Brasil.

Voltado para o ecoturismo, o evento acontece nesse sábado, 14, das 8h às 12h45, iniciando com uma caminhada ecológica de 5 quilômetros (km) pela Estrada da Mucuca, um café da manhã “da roça”, e uma visita cultural à antiga Estação da União.

Após a caminhada pela Rebio União, os visitantes serão recebidos com um café da manhã regional, com produtos locais como o mel “Rocha União” e a presença da icônica Dona Lenir Sarzedas, de 94 anos, considerada guardiã da memória do lugar.

Em seguida, os visitantes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, onde funciona a Sala de Leitura e Espaço de Memória, resgatando a memória da antiga Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

O passeio inclui ainda visitas ao entorno histórico, com paradas no centenário Bazar Sarzedas, na Praça do Trem, na Capela de Nossa Senhora da Conceição e no Estúdio da Estação, espaço cultural e criativo da anfitriã do roteiro, Dayana Cêh.

“Queremos mostrar que o interior também tem muito a oferecer: histórias vivas, paisagens preservadas e um acolhimento que só quem vive aqui consegue proporcionar. O ‘Roteiro da Estação’ nasce para integrar Rocha Leão ao turismo estadual com respeito à natureza, à cultura local e às pessoas que aqui vivem”, afirma Dayana Cêh.

O roteiro tem o custo de 80 reais por pessoa, com desconto para grupos com mais de 5 pessoas, e valores diferenciados para crianças, que pagam meia dos 5 aos 12 anos, e têm participação gratuita até 4 anos. Para mais informações, basta acessar o perfil do evento no Instagram, @roteirodaestacao.