Carregando...

Macaé

Macaé será palco da 3ª edição do Clima TecBR

A Cidade Universitária recebe nesta quarta-feira (26) a 3ª edição do Clima TecBR, evento que vai debater sobre tecnologia, clima e ambiente. O encontro tem como objetivo central discutir e propor soluções visando o enfrentamento dos desafios climáticos atuais. O debate também vai apresentar a tecnologia como uma grande aliada na mitigação de riscos e na construção de um futuro mais sustentável.

O Clima TecBR também tem a premissa de promover uma grande troca de experiências entre o ambiente acadêmico e ações práticas como o trabalho desempenhado pela Defesa Civil de Macaé. O evento será realizado em parceria com universidades e a iniciativa privada. Outro fato positivo é que ele também será transmitido online com o objetivo de atingir um público maior.

A programação contará com palestras, workshops e a apresentação de projetos inovadores em 10 eixos temáticos como: Soluções Tecnológicas para Monitoramento Ambiental e Climático.; Inteligência Artificial e Machine Learning para Gestão de Riscos Ambientais e Desastres; Crowdsourcing e Participação Comunitária na Mitigação de Riscos Climáticos; Modelagem Climática e Simulação de Cenários de Desastres; Sistemas de Alerta Precoce e Redes de Sensores Inteligentes.

Além desses, também Infraestruturas Resilientes e Tecnologias para Redução de Riscos; Gestão de Dados Ambientais e Tecnologias para Análise Geoespacial; Políticas Públicas e Governança para Clima e Redução de Riscos com Base em Tecnologia; Engajamento e Educação Ambiental em Redução de Riscos de Desastres; e Soluções Inovadoras para Monitoramento e Prevenção de Poluição.

O secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, destacou que o evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Defesa Civil, e instituições como FeMASS, UFRJ, Uenf e IFF, promovendo integração entre o conhecimento acadêmico e as ações práticas das Defesas Civis. “Queremos, além do aspecto acadêmico, criar um espaço para compartilhar boas práticas de sucesso que possam ser replicadas em outras cidades e regiões para um futuro sustentável”, afirmou o secretário.