Ministro da Previdência Social acompanha serviço de perícia virtual em agências do INSS da Região dos Lagos

Ministro da Previdência Social acompanha serviço de perícia virtual em agências do INSS da Região dos Lagos

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), esteve nessa quinta-feira, 6, na Região dos Lagos, para um trabalho de acompanhamento de perícias virtuais, ou as “teleperícias”, realizadas por agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nas cidades de Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

A visita do ministro teria começado cedo, por volta das 9h da manhã, com a supervisão das perícias virtuais em agências do INSS de São Pedro da Aldeia, seguindo depois para Araruama, onde o serviço de telemedicina para avaliações médico-periciais foi iniciado recentemente.

De lá, Carlos Lupi foi para Cabo Frio, onde o serviço de perícia virtual começou a ser oferecido nas agências do INSS, reforçando a importância das perícias virtuais para reduzir o tempo de espera de quem aguarda perícias médicas.

“Pela manhã, estivemos na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, acompanhando a realização de perícias conectadas em São Pedro da Aldeia, Araruama e Cabo Frio. No ano passado, foram mais de 66.403 perícias conectadas em todo o Brasil, e seguimos trabalhando para reduzir ainda mais o tempo de espera. O trabalho não para!”, contou Carlos Lupi, em publicação nas suas redes sociais.

Para as periciais virtuais, ou “perícias conectadas”, como chamou o ministro, o atendimento é feito nas agências do INSS de forma virtual, em uma sala específica e individualizada, com os exames que abrangem todos os benefícios disponíveis, além dos exames de reavaliação e de avaliação biopsicossocial de deficiência.

Entre eles, estão inclusos o benefício por incapacidade temporária, ou antigo auxílio-doença; o benefício por incapacidade permanente, também conhecido como aposentadoria por invalidez ou doença; e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), à pessoa com deficiência.