Tema de uma reunião histórica nessa semana com a participação dos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, a Lagoa de Araruama recebeu uma visita técnica nessa semana.
Realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) junto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a visita técnica teve como objetivo identificar pontos críticos e promover uma ação emergencial de limpeza de macroalgas.
De acordo com o CBHLSJ, a iniciativa, que contou a participação da comunidade pesqueira, visava melhorar a circulação da água e minimizar os impactos ambientais e econômicos para os pescadores locais.
“Estamos identificando as demandas que os pescadores vêm nos apresentando e avaliando os pontos que precisam ser desobstruídos. O INEA está com sua equipe técnica dedicada a agilizar os processos de licenciamento para garantir uma resposta rápida às solicitações da população”, afirmou o superintendente do INEA na Região dos Lagos, Valdemir Dias, também conhecido como Vavá.
A ação aconteceu nas margens da lagoa em São Pedro da Aldeia, na Ilha das Pombas e no Canal Mossoró, atendendo a um pedido feito pela Câmara Técnica de Pesca do CBHLSJ e pela Associação de Pescadores da Praia da Pitória.
“Escolhemos melhorar o fluxo de água entre a Ilha das Pombas e o Canal Mossoró, além de retirar o excesso de lama. Isso vai aliviar a carga poluente da lagoa e permitir que os pescadores consigam embarcar e desembarcar seus peixes com mais facilidade”, contou o superintendente da câmara técnica do CBHLSJ e presidente da associação, Chico Pescador.
Ainda segundo a CBHLSJ, que anunciou que continuará monitorando a situação da laguna em parceria com o INEA, embora considerada paliativa, a ação é um passo importante para mitigar os impactos ambientais e sociais enfrentados pelos pescadores da região.
Encontro Histórico
Na última terça-feira, 18, um encontro em São Pedro da Aldeia reuniu representantes dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama para discutir soluções para os desafios ambientais enfrentados pela laguna.
A reunião histórica contou com a participação do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e dos secretários de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira; e de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira; além da superintendente de Meio Ambiente de Araruama, Ana Paula Rodrigues; e do diretor de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Thiago Dutra.
Também participaram do encontro representantes do INEA, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), das concessionárias, Prolagos e Águas de Juturnaíba, bem como os vereadores de São Pedro da Aldeia, Moisés Batista (SOLIDARIEDADE) e Pedro Abreu (REPUBLICANOS).